Home Artigos A Tristeza segundo a Medicina Tradicional Chinesa

A Tristeza segundo a Medicina Tradicional Chinesa

A tristeza é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história, hoje em dia seu impacto na sociedade alimenta a industria farmacêutica com o alto consumo de medicamentos alopáticos antidepressivos.

Segundo a teoria dos 5 elementos a tristeza está relacionada ao Metal, e este liga-se à força e à estrutura. Neste setor a energia vital é descendente, pesada. O ciclo que mostra crescimento na primavera e exuberância no verão revela agora a maturidade e se encaminha para o fim.

Relacionados ao elemento Metal estão o órgão Pulmão e a víscera Intestino Grosso, o Nariz a Pele e os Pelos. Este elemento  em nós tem a característica de eterna colheita, a função dos pulmões e do intestino grosso é assimilar o essencial e descartar o inútil.

Metal é aquilo que nos é precioso (vital) para sobrevivência, sem ar não vivemos, e sem esvaziar o intestino também não. Tudo o que consideramos precioso em termos materiais é metal: ouro, prata, cobre, diamantes. quartzo, petróleo…

Como a Tristeza nos prejudica?

A tristeza, a depressão, melancolia, sensação de que a vida não vale a pena, o desanimo, a decepção e por vai promovem grandes alterações em nosso funcionamento, atinge todos os níveis do ser, surgem dores e dificuldades físicas, o emocional fica instável, o mental fica abalado por vibrações de baixa frequência e o espiritual nem se fala.

A tristeza ataca os pulmões, essa afirmação é facilmente constatada observando a respiração pouco eficiente nessa situação, ela também ataca os intestinos que tem seu funcionamento alterado tanto para muito como para pouco.

Os pulmões governam a respiração, e esta é responsável por trazer oxigênio do meio externo para o meio interno, é através  da respiração que nossas células recebem o sopro vital para viverem e para realizar seus trabalhos em nosso organismo.

O ser humano é composto de  trilhões de células, cada uma encarregada de uma determinada função, imagine o caos e o colapso que ocorre no funcionamento orgânico quando não chega oxigênio na quantidade ideal. Imagine caro leitor(a) como é a luta interna por sobrevivência com suprimentos escassos devido a um longo período depressivo!

Para a tradição chinesa os pulmões governam o Chi (energia vital), justamente porque governam a respiração, e também ajustam os canais de água, desempenhando um importante papel na movimentação e na transformação da água em nosso corpo.

A desarmonia nessa área pode favorecer o surgimento de doenças respiratórias como asma, bronquites e pneumonias, problemas urinários e problemas com a transpiração.

A tristeza também ataca o intestino grosso, pessoas depressivas tendem a ter alterações no funcionamento intestinal, diarreia (perda de recursos) e prisão de ventre (retenção dos excessos) são os distúrbios mais comuns. Hemorróidas, fístulas e fissuras também se relacionam com o ataque da tristeza ao funcionamento dessa víscera.

O intestino grosso participa de forma significante na absorção de nutrientes e líquidos da alimentação, sua função é importantíssima para vida, pesquisas recentes o apontam como “segundo cérebro” do corpo humano, aí fica mais fácil entender sua ligação com a tristeza, intestino ruim é porta aberta para essa emoção e ela por sua vez é um convite ao surgimento de doenças e alterações no funcionamento intestinal.

A MTC vem dizendo há milênios a importância que é cuidar da respiração e do transito intestinal. Em suas práticas corporais tais como o Kung fu, o Lian Gong em 18 terapias e o Tai Chi, a respiração ganha papel de destaque juntamente com posturas e massagens que favorecem o transito intestinal.

Tudo isso para manter a vida mais feliz, livre das armadilhas da tristeza, armadilhas que favorecem o surgimento de doenças autoimunes e psicossomáticas como a Fibromialgia, Reumatismo, Esquizofrenias, Câncer. Também pode levar a comportamentos  destrutivos abrindo brecha ao suicídio. Quantos ocorrem anualmente devido a depressão?

Se você está se perguntando o que fazer para fugir da tristeza posso lhe dar dicas simples, pratique atividade física que favoreça a respiração, atividade aeróbica é uma boa pedida, consuma alimentos que auxiliem a flora intestinal e sorria mais, se não tem motivos para sorrir então mexa-se procure algo que te faça feliz.

Procure auxílio junto as terapias naturais da MTC, a acupuntura, a reflexologia, a fitoterapia e as práticas corporais podem ser ótimos antidepressivos, pense nisso.

 

 

 

Fonte: Visão Holística 

Últimas notícias

Benefícios do Mel de Eucalipto

Benefícios do Mel de Eucalipto

Mel Eucalipto - Potente Antibacteriano e Antiviral 

outubro 17, 2020

Termos e Condições

Termos e Condições da Loja Online Vida Nova – Produtos Naturais (www.vidanova.eu) de Marisa de Oliveira Guilherme 1. Registo Para que possa ser cliente do…

maio 08, 2013
5 remédios caseiros para atenuar a psoríase

5 remédios caseiros para atenuar a psoríase

A psoríase é um problema de pele crônico que não melhora facilmente - Conheça alguns tratamentos caseiros

outubro 17, 2020

Quem Somos

  Fundada em finais da década de 80 no Brasil, a Vida Nova Produtos Naturais passou por uma fase de amadurecimento e conhecimento do setor.…

fevereiro 03, 2013
Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

A substância produzida pelas abelhas apresenta benefícios diversos para a saúde, atribui longevidade e é grande aliada em truques de beleza

outubro 15, 2020
Topo da Página