Home Artigos Fibromialgia: sintomas e tratamentos

Fibromialgia: sintomas e tratamentos

Considerado um problema bastante sério, a fibromialgia afeta milhares de pessoas todos os anos.

Caso ainda não saiba, essa é  uma doença que não faz muito alarme e por isso é difícil de ser diagnosticada e, em alguns casos, pode até mesmo ser confundida com um transtorno psicológico. 

 

No geral, a fibromialgia é caracterizada como um distúrbio que gera sensibilidade crónica e generalizada, causando dores em todo o corpo e, principalmente, na musculatura.

 

Essa doença afeta, na maioria dos casos, mulheres de meia-idade e, até mesmo, jovens. 

 

O distúrbio tem como sintoma a sensibilidade e a dor em todo o corpo, que gera, consequentemente, fadiga, dificuldades cognitivas e acaba, por fim, afetando diversas atividades do dia-a-dia.

 

Levando tudo isso em consideração, para entender melhor o que é essa doença que afeta pessoas em todo o mundo continue lendo este artigo. 

 

O QUE É FIBROMIALGIA?

 

Estudos comprovam que cerca de 5% dos pacientes que se queixam de dores no corpo possuem fibromialgia.

 

Essa é uma doença comum em parte da população mundial e afeta, principalmente, mulheres, tanto antes quanto depois de passarem pela menopausa,  e varia dos 30 aos 60 anos de idade. 

 

A fibromialgia causa ao paciente dores musculares constantes e sensibilidade à pressão e toque mais firme, ou seja, a pessoa que possui a doença, geralmente, é extremamente sensível a qualquer toque feito na musculatura. 

 

Embora ainda não saibam com precisão o que causa a fibromialgia, estudiosos e especialistas notaram que o sistema nervoso do cérebro dos pacientes que possuem a doença é, de certa forma, desregulado, o que acaba causando a extrema sensibilidade a dor. 

 

É como se, assim, o cérebro fizesse com que todo o toque fosse interpretado pelo sistema nervoso como muito mais forte do que é. 

 

Antigamente, a fibromialgia era vista mais como um transtorno psicológico, que causava ao paciente uma espécie de dor imaginária.

 

No entanto, hoje em dia, com o avanço dos equipamentos, isso não é mais discutido, pois é possível ver em tempo real como o cérebro reage aos estímulos, sendo comprovado que a fibromialgia realmente causa dor física. 

 

Vale ressaltar ainda que além  de causar ao paciente dores por todo o corpo, a fibromialgia gera consequências no estilo de vida de quem possui a doença, limitando as atividades que o paciente pode fazer, como correr, dormir, entre várias outras.

 

SINTOMAS DA FIBROMIALGIA

Como citado anteriormente, esse distúrbio afeta diretamente o modo de vida do paciente, criando diferentes tipos de barreiras no dia-a-dia. 

 

Quem sofre com a doença conta que a dor começa em um local determinado e logo depois se alastra por todo o corpo, com foco nos músculos. A fibromialgia atinge também a sensibilidade, o que impossibilita algumas pessoas de receber abraços, por exemplo.

 

Pela dor física ser causada por um certa desregulação no sistema nervoso, o corpo não apresenta sinais de inflamação ou inchaço nas articulações, já que o músculo em si não está afetado. 

 

Os sintomas da dor aumentam, entretanto, ao final do dia, devido ao desgaste do corpo com a rotina, o que pode limitar a quantidade de atividades que um paciente com fibromialgia é capaz de realizar. 

 

Além de tudo isso, a fibromialgia afeta também o sono, fazendo com que o paciente tenha noites mal dormidas – durante as quais não consegue descansar de verdade e repor as energias –, fadiga em excesso e, até mesmo, alteração de memória. 

 

A fibromialgia também está fortemente ligada à depressão e ansiedade. Segundo o Ministério da Saúde, existe um ciclo que liga a depressão à fibromialgia, pois uma acaba levando a outra. Esse ciclo vicioso afeta profundamente a vida do paciente que, por sua vez, se vê preso em meio a tudo isso. 

 

COMO A FIBROMIALGIA É DIAGNOSTICADA?

 

Os médicos, na hora de diagnosticar o problema de dor crónica, analisam os seguintes aspectos do paciente:

 

Dor constante por mais de três meses em locais diferentes do corpo todo;

Mais de 11 pontos dolorosos em 18 locais  pré-determinados; 

Alteração do sono e fadiga excessiva.

Se confirmados os critérios do diagnóstico, a cura  é iniciada através de tratamentos que ajudam a reduzir os sintomas e efeitos que a fibromialgia tem na vida do paciente. 

 

FIBROMIALGIA TEM CURA?

 

O distúrbio que causa dores constantes e extrema sensibilidade aos seus paciente não tem cura, mas pode ser tratado a fim de diminuir os sintomas e controlar a doença. 

 

A utilização de analgésicos e antiinflamatórios, por exemplo, é uma das opções que ajuda no controle dos sintomas, já que estes diminuem a dor e permitem que o paciente viva de forma mais saudável. 

 

Outros métodos que não pedem por medicamento, por sua vez, podem contribuir para o controle da fibromialgia. Com massagens, acupuntura e atividades físicas regulares também é possível tratar e reduzir os sintomas da fibromialgia. 

 

Portanto, a fibromialgia, por mais que não possua uma cura definitiva ainda, pode muito bem ser controlada, permitindo uma vida normal aos pacientes que possuem a doença. 

 

Fonte: Jornal Vida Integral

Foto: D.R.

Últimas notícias

Benefícios do Mel de Eucalipto

Benefícios do Mel de Eucalipto

Mel Eucalipto - Potente Antibacteriano e Antiviral 

outubro 17, 2020

Termos e Condições

Termos e Condições da Loja Online Vida Nova – Produtos Naturais (www.vidanova.eu) de Marisa de Oliveira Guilherme 1. Registo Para que possa ser cliente do…

maio 08, 2013
5 remédios caseiros para atenuar a psoríase

5 remédios caseiros para atenuar a psoríase

A psoríase é um problema de pele crônico que não melhora facilmente - Conheça alguns tratamentos caseiros

outubro 17, 2020

Quem Somos

  Fundada em finais da década de 80 no Brasil, a Vida Nova Produtos Naturais passou por uma fase de amadurecimento e conhecimento do setor.…

fevereiro 03, 2013
Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

A substância produzida pelas abelhas apresenta benefícios diversos para a saúde, atribui longevidade e é grande aliada em truques de beleza

outubro 15, 2020
Topo da Página