Home Artigos Pfáffia paniculata - Saiba mais sobre esta poderosa planta

Pfáffia paniculata - Saiba mais sobre esta poderosa planta

Pfáffia paniculata - Conhecida popularmente como "Para Tudo" esta planta é destaque dentro da fitoterapia, saiba o por que

Nome científico: Pfáffia paniculata

Sinonímia Científica: Hebanthe paniculata

Nome popular: Ginseng brasileiro, Para Tudo

Família: Amaranthaceae

Parte Utilizada: raízes 

 

Composição Química: Ácido pfáffico e derivados, alantoína (excelente ação cicatrizante, pois favorece a proliferação celular, ação hidratante, renovador celular, entre outras ações), vitaminas B, C, D, E e F, provitamina A, sais minerais P, Ca, K, ácido oleánico e germânio; estigmasterol, sitosterol, e glicosídeos, que são saponinas triterpenóides, pfaffosides denominados A, B, C, D, E e F. 

 

Indicações e Ação Farmacológica

 

Antimicrobiano, antioxidante, anti-inflamatório, estimulante sexual, antiprotozoário, ansiolíticos, antidiabética, antienvelhecimento, anti-tumorais, afrodisíacas, auxiliar no tratamento da diabete e do reumatismo, na regularização das funções hormonais e sexuais e como bioenergético.

 

Inflamação intestinal:

 

Estudos pré-clínicos investigaram a atividade anti-inflamatória intestinal de P. paniculata em ratos. Os animais foram divididos em grupos que receberam o medicamento, prednisolona ou extrato P. paniculata diariamente a partir de 14 dias antes ou 7 dias após a indução da inflamação. O tratamento com a dose de 200 mg / kg do extrato de Pfaffia foi capaz de reduzir o dano macroscópico, e a extensão da lesão, a atividade da Mieloperoxidase, os níveis de citocinas próinflamatórias e de PCR, e mantiveram os níveis de glutationa. Os estudos indicam que o efeito protetor de P. paniculata esta relacionado com o stress oxidativo e níveis reduzidos de PCR no cólon, à atividade de imunomodulação, evidenciado pela redução dos níveis de IL-1β, INF-γ, TNF-α e IL-6.

 

Anticancerígeno:

 

Estudos mostraram efeitos antineoplásicos dos extratos P. paniculata em vários modelos animais e celulares. Os extratos inibiram o crescimento de tumores em ratinhos portadores de tumor de Ehrlich. Da mesma forma, os ratos submetidos ao modelo de hepatocarcinogênese e alimentados com pó de Pfaffia mostram redução na incidência, área média, e o número de lesões pré-neoplásicas no fígado. Além disso, observou-se ter diminuído a proliferação celular e a indução de apoptose, sugerindo sua atividade quimiopreventiva. O extrato de P. paniculata aumentou a sobrevivência em ratos com a forma de ascite de tumor Ehrlich e mostraram efeitos antiproliferativos em células de adenocarcinoma mamário humano.

Estes efeitos são atribuídos principalmente aos pfaffosides substancias presentes na Pfaffia paniculta.

 

Estimulante sexual:

 

Em estudos pré-clínicos os extratos vegetais de Pfaffia paniculata melhorou o desempenho copulatório de ratos sexualmente impotentes.

Estes resultados apoiam o efeito e Pfaffia paniculata como estimulantes sexuais. Num outro estudo os ratos avaliados tomaram pó de Pfaffia paniculata dissolvido em água durante algumas semanas e após, foram avaliadas as concentrações plasmáticas dos hormónios sexuais. Os resultados apresentaram níveis elevados dos hormónios sexuais estradiol-17β,e progesterona no plasma dos ratos.

 

Anti-inflamatório tópico e antioxidante:

 

Em estudos clínicos com vinte e um voluntários que se apresentam com Hipercromia periorbital recebeu uma amostra de soro contendo 5,0% Pfaffia paniculata + Ptychopetalum olacoides+Lilium candidum (PPLAC), que foi aplicada topicamente. A aplicação tópica de PPLAC conduziu a uma melhora significativa em termos de luminosidade da pele e tom na região periorbital, em cerca de 90% dos voluntários. Além disso, os indivíduos relataram reduzida intensidade e melhora na aparência das olheiras. Os resultados indicam que a redução no processo inflamatório, bem como a proteção antioxidante contra elementos deletérios pode ser considerada como uma abordagem essencial para preservar a integridade do endotélio vascular, evitando a congestão hemodinâmica que culmina na formação de círculos escuros em torno dos olhos.

Estudos experimentais apresentam dados que mostram que a melhora e a deformabilidade de células falciformes, aumenta o seu conteúdo Na + e seu volume corpuscular médio (VCM). Estes resultados indicam que as funções PP como um ionóforo de sódio em células falciformes melhoram o seu estado de hidratação e as propriedades reológicas das hemácias.

 

Contra indicações: É contra indicado para gestantes e lactantes

Onde encontrar?

www.vidanova.eu

Loja on line - Produtos - Encapsulados

 

Fonte: Florien

Foto: D.R,

Últimas notícias

Benefícios do Mel de Eucalipto

Benefícios do Mel de Eucalipto

Mel Eucalipto - Potente Antibacteriano e Antiviral 

outubro 17, 2020

Termos e Condições

Termos e Condições da Loja Online Vida Nova – Produtos Naturais (www.vidanova.eu) de Marisa de Oliveira Guilherme 1. Registo Para que possa ser cliente do…

maio 08, 2013
5 remédios caseiros para atenuar a psoríase

5 remédios caseiros para atenuar a psoríase

A psoríase é um problema de pele crônico que não melhora facilmente - Conheça alguns tratamentos caseiros

outubro 17, 2020

Quem Somos

  Fundada em finais da década de 80 no Brasil, a Vida Nova Produtos Naturais passou por uma fase de amadurecimento e conhecimento do setor.…

fevereiro 03, 2013
Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

A substância produzida pelas abelhas apresenta benefícios diversos para a saúde, atribui longevidade e é grande aliada em truques de beleza

outubro 15, 2020
Topo da Página